De onde vem as cores das frutas?

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Você já deve ter ouvido ou lido em algum lugar que um prato colorido é sinônimo de uma alimentação completa, certo? Sempre ressaltamos a importância da variedade de alimentos no prato lá no Instagram da Hortie. Porém, você realmente sabe por quê um prato colorido é importante? Além disso, você sabe de onde vem as cores das frutas, legumes e verduras?

Fazer uma alimentação colorida significa ingerir uma quantidade diversificada de nutrientes. Importantes para o bom funcionamento de nosso corpo, cada nutriente age em um determinado órgão ou sistema, como o sistema imunológico, responsável pelas defesas de nosso corpo.

As cores, além de dar mais vida aos nossos pratos, são importantes indicativos de quais nutrientes cada alimento contém. Vamos conhecer as “propriedades” de cada uma das cores?

Vermelho

As frutas e vegetais vermelhos têm essa coloração por conta do licopeno. Ele é um potente antioxidante que ajuda a reduzir os riscos de câncer e ajuda a manter a saúde de nosso coração. Morangos, pimentão vermelho, acerola, tomates, cerejas e melancia são exemplos desses produtos.

Roxo e Azul

As cores fortes da beterraba, repolho roxo, mirtilo (ou blueberry) e das uvas vêm do pigmento natural conhecido como antocianina. Usada como corante natural pela indústria de alimentos e bebidas, esse composto também tem propriedades antioxidantes que protegem as células e podem reduzir o risco de câncer, derrame e doenças do coração.

Laranja e Amarelo

Os carotenoides são os responsável pela cor laranja e amarela. O carotenoide mais conhecido é o Betacaroteno, encontrado em batatas doce, abóboras e cenouras. Já ouviu falar que comer cenoura faz bem para a pele e para os olhos, certo? Pois é, o responsável por isso é o Betacaroteno que se converte em vitamina A em nosso organismo e ajuda a manter as membranas mucosas e os olhos saudáveis.

Verde

A cor verde é a mais fácil. A clorofila é a responsável pela cor da maioria das verduras, legumes e até frutas verdes. Além dela, carotenóides, indoles, luteina e saponinas também contribuem para a coloração. O indole é uma substância que ajuda a reduzir o risco de câncer e a luteina colabora com a saúde da visão.

Marrom e Branco

Quais frutas e vegetais você diria que são brancos? Não esqueça que, neste caso, a casca não conta… Claro: banana, batatas, alho, nabo, graviola. Esses alimentos de casca e/ou polpa brancas e marrons têm essa cor por conta dos componentes polifenóis que têm propriedades antioxidantes. Além disso, alimentos como o alho contém alicina que ajuda a diminuir a pressão sanguínea e colesterol alto. Essas frutas e legumes também são boas fontes de potássio, vitamina C, niacina e riboflavina.

 

Fontes

Do Colors in Fruits & Vegetables Play an Important Role?” [“As cores nas frutas, legumes e vegetais têm um papel importante?”, tradução livre], de Jessica Bruso

Eat a rainbow” [“Coma um arco-íris”, tradução livre], da Nutrition Australia

 

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