Molho sugo, do chef Rafael Costa

um comentário

Hoje a receita do blog da Hortie é mais que especial: é do cliente e personal chef, Rafael Costa. Ele publicou em seu instagram (@raffitos) uma foto linda de uma massa (Linguini Arrabiata) com o molho sugo que ele fez usando os Tomates Italianos e o Manjericão, e decorou com o Hana-Nirá e o Manjericão Roxo que comprou na Hortie.

A inspiração do Rafael foi o filme “Três anúncios para um crime” (2017), do diretor Martin McDonagh. O sabor picante do prato representava o fogo, elemento presente no filme.

Fazer receitas inspiradas em filmes é uma ótima ideia para apreciar o prato e criar o clima para assistir ao longa selecionado. Você também tem essas ideias criativas? Então faz como o Rafael e compartilha com a gente!

 

Molho Sugo, do Rafael Costa

Ingredientes

5 tomates italianos maduros e grandes
1 lata de tomate pelati
80ml de azeite
80g cebola cortada
50g cenoura cortada
1 dente de alho
1/4 de maço de manjericão
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Tire o “olho” dos tomates e os corte ao meio. Coloque eles em uma panela com 1/2 copo de água e leve ao fogo médio/baixo, tampado, onde deve ficar cerca de 1h cozinhando.

Enquanto isso, em metade do azeite (40ml), doure a cebola, o alho e a cenoura, agregue os Tomates e o suco e sementes do tomate pelati (esprema os Tomates pelati com as mãos para que fiquem somente a polpa) e bata tudo muito bem no liquidificador, cerca de 2 minutos.

Volte o molho ao fogo médio/baixo e adicione as folhas de manjericão, o tomate pelati cortados rusticamente e o azeite, cozinhe por mais 2h ou mais, até que não esteja mais ácido, acerte o sal e a pimenta e sirva quente com uma boa massa.

Se preferir pode congelar por 2 meses.

DICAS:

-O molho sugo é uma base que pode ser utilizado em diversas preparações, experimente acrescentar a sua carne de panela ou até mesmo ao seu feijão

-Caso goste, agregue um pouco de pimenta para ter um molho arrabiata

-Ou quem sabe um molho branco para ter o molho aurora

-Não acrescente açúcar para tirar acidez, cozinhando bem é possível ativar os açúcares próprios dos ingredientes, assim se faz também quando se doura a cebola e a cenoura que são ricos em açúcares.

-Agregar azeite cru ao molho, no final, se aproveita mais o seu sabor e as suas propriedades nutritivas, o que não acontece na refoga onde se satura o azeite.

Sobre o chef

Rafael Costa trabalha há mais de 15 anos com gastronomia. Desde que concluiu sua formação na área, aos 18 anos, ele vem aprimorando suas técnicas e cardápios com criatividade, bom humor e satisfação.

Apaixonado por todo conhecimento relacionado a pratos, ingredientes e suas mais diversas combinações, Rafael trabalhou como cozinheiro e chef em importantes empresas do ramo gastronômico. Hoje, se dedica à atuação de Personal Chef e realiza eventos desde o famoso e suculento churrasco até jantares, almoços, brunchs e pequenas comemorações.
Informações para contato: greenraffitos@gmail.com

1 comentário em “Molho sugo, do chef Rafael Costa”

  1. O prato é lindo demais, mas o sabor das iguarias do Raffitos é maravilhoso. Melhor chef que ja tive, excelente no profissional e pessoal, morro de orgulho e respeito. ❤️

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s