Sororoca é um peixe ótimo para a grelha e para moquecas

Sororoca, um peixe (ainda) pouco conhecido

As sororocas não são ainda muito comuns nas mesas brasileiras, mas são ricas em vitamina A, favorecendo a visão. Ótima para preparar na chapa, no forno ou em moquecas, a Sororoca tem um sabor leve e carne suave, excelentes para o paladar exigente das crianças. Abundante em nosso litoral, esse peixe, agora em agosto, está em seu ponto alto tanto por conta do frio, que é a época na qual os peixes ficam mais robustos. #FazHortie e conheça esse peixe delicioso!

Nenhum comentário

O Sororoca é um peixe ainda pouco conhecido aqui no Brasil, mas que tem seu charme e seu sabor todos especiais. Abundante em nosso litoral, esse peixe, agora em agosto, está em seu ponto alto tanto por conta do frio, que é a época na qual os peixes ficam mais robustos.

Na pesca marítima, esse peixe aparentemente brilha para os olhos dos pescadores esportivos. Foi o que relatou Nina Horta em um artigo no caderno Ilustrada, no jornal Folha de S.Paulo, sobre sua pesca em Parati:

Olho bem de perto, tem o dorso azul esverdeado, metálico de lata. Nos flancos é como se fosse coberto de papel finíssimo de prata e, sobre esta prata, quatro carreiras de pontos redondos e dourados. Bolas douradas! É um peixe duro, aerodinâmico, o corpo cortado por uma linha horizontal como se houvesse sido costurado com ponto-a-jour. Nunca vi nem senti coisa mais linda. Fomos seduzidos pelo canto desta sororoca. Nunca mais seremos os mesmos.

A Sororoca é um peixe que costuma frequentar as águas do Sul e Sudeste durante os meses do Outono e do Inverno, podendo também aparecer fora destas regiões e épocas em todo o Brasil. De carne rosa claro, que se transforma em carne alva e suave ao ser preparada, a Sororoca pode ser consumida de inúmeras formas, destacando-se na chapa, ao forno e nas moquecas.

Se o peixe também te chamou a atenção, confira algumas dicas de receitas possíveis com ele:

Caldo de carangondé, com moqueca de sororoca e pirão de banana, do Panela de Bairro, quadro do telejornal Bahia Meio Dia, afiliada da Globo em Salvador. 

Sororoca com molho tarê, por Alex Atala, no site Prazeres na Mesa 

 

Fontes:

CONHECE A SOROROCA? Pouco conhecido, esse pescado da família do atum é versátil, barato e abundante em todo o litoral brasileiro, por Alex Atala no site Prazeres da Mesa.
Sororoca, da Revista Pesca Esportiva.
Conheci a sororoca! Nunca mais serei a mesma, por Nina Horta, especial para o caderno Ilustrada da Folha de S.Paulo 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s