Linguado: um peixe “esquisito”, mas muito saboroso

Nenhum comentário

Em “20 mil léguas submarinas”, o escritor francês Julio Verne relata algumas formas de vida bem incomuns no fundo do mar. É difícil não lembrar da trama de Verne quando o tema é o Linguado, um dos peixes frescos que a Hortie adicionou ao site a partir da parceria com a The Fish Market.

Já falamos do Linguado no post com receitas de Ceviche, afinal, no Peru ele é o peixe que reina neste prato típico do país. Com filés delicados, além da receita peruana, o linguado também fica delicioso quando grelhado na chapa ou na frigideira, porém, atenção: não deixe o filé muito tempo no fogo porque o ponto dele passa rápido demais. Além disso, esse peixe é uma ótima fonte de vitamina B, aliada da boa disposição, do cérebro e do sistema nervoso central.

Curiosidades

Peixe-Linguado_Hortie

Você deve estar se perguntando: “Afinal, por que o Linguado faz lembrar o livro de Julio Verne?” A resposta mais simples é: porque esse peixe é realmente esquisito! Ele é da família dos pleuronectiformes, ou seja, eles nadam de lado por serem peixes achatados, assim como as arraias. Quando nascem, os linguados são pequenos e redondos, porém, ao crescer, tendem a seguir para o lado esquerdo ou direito e seus olhos, que no começo da vida são como os dos demais peixes, passam para apenas um lado da cabeça, praticamente uma pintura cubista de Joan Miró.

Essas características peculiares, no entanto, fazem o linguado ser ótimo em camuflagem. Eles se escondem no leito do mar e a pele da parte superior do corpo se camufla com facilidade ao ambiente quando visto de cima.

Apesar de o Linguado ter o mesmo nome do peixe que sempre acompanha a Ariel em “A pequena sereia”, animação da Disney de 1989, a semelhança fica mesmo só no nome. Falando ainda em animação e curiosidades, a série Pokemon já incorporou o linguado de uma maneira mais realista. Estamos falando do Stunfisk, um pokemon que não caiu muito nas graças dos fans, mas que é bem parecido com sua versão real.

Indicações

Além do tradicional Ceviche, o Linguado também pode ser ingrediente de sushis ou ser grelhado na chapa ou na frigideira – lembrando que se esta for a preparação para seu linguado, não deixe ele muito tempo no fogo! Vale também ressaltar que, por conta de sua carne delicada, moquecas ou ensopados não são pratos indicados para se fazer com linguados.

Combinações

Se escolher preparar o linguado assado, alguns outros alimentos o acompanham muito bem. Este é o caso da farinha temperada, do cogumelo portobello e das batatas. Além destes, o peixe também combina com limão siciliano, salsa, farinha de rosca, sálvia e arando vermelho.

Fontes

O grande livro dos ingredientes (Publifolha, 2014)
The Fish Market

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s