Alimentação e hábitos saudáveis ajudam a enfrentar e prevenir a gripe

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Sofá ou cama, cobertor e um filme no final da noite. O clima frio do inverno é especial para aproveitar o conforto de casa, principalmente quando as temperaturas ficam muito baixas. Porém, como não dá pra ficar em casa o tempo todo, quer seja por conta do trabalho ou por outras opções de lazer, nossa exposição ao vírus da gripe aumenta em ambientes com grandes concentrações de pessoas. Gripe, todo mundo sabe, é a vilã do inverno, infelizmente.
Apesar da imunização por meio da vacina da gripe, o Ministério da Saúde reforça que manter hábitos saudáveis pode ajudar a enfrentar os sintomas e evitar as formas graves da doença.  Esses hábitos envolvem tanto a prática de exercícios quanto uma alimentação saudável que colabora com o sistema imunológico de nosso corpo.
Segundo Helissa de Oliveira Mendonça Moreira, analista técnica da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, uma alimentação adequada e saudável aumenta a imunidade do corpo, contribuindo para a manutenção da saúde. “O sistema imunológico do nosso corpo tem uma série de reações bioquímicas que dependem de minerais específicos, vitaminas e aminoácidos, assim, uma dieta pobre e incompleta pode não oferecer os nutrientes necessários e as células de defesa de nosso corpo acabam ficando menos eficientes”, alerta.
“As recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira de basear a alimentação em alimentos in natura ou minimamente processados contribuem para o aumento da imunidade do corpo, pois alimentos de origem vegetal costumam ser boas fontes de fibras e de vários nutrientes e alimentos de origem animal são boas fontes de proteínas e da maioria das vitaminas e minerais de que necessitamos”, completa a especialista.
Após o contágio
Se a pessoa já está doente, com uma alguma infecção e com a imunidade baixa, o alerta é ainda maior em relação à alimentação.Nesses momentos, mesmo com a indicação de uso de complementos nutricionais, como a vitamina C, é preciso redobrar a atenção em relação à alimentação, mesmo com apetite em baixa.
“Quando a pessoa está doente é importante manter uma hidratação frequente e aumentar a ingestão de frutas e sucos de frutas naturais ricos em vitamina C, como laranja, limão e acerola, pois essa vitamina fortalece o sistema imunológico. E é importante lembrar que não recomendável adicionar açúcar aos sucos de frutas naturais”, explica Helissa.
Alimentos que auxiliam
Manter uma alimentação saudável, como reforçou o Ministério da Saúde, é essencial para que o sistema imunológico funcione sempre em ordem. Sendo assim, a Hortie tem tudo o que você precisa para se manter sempre saudável. Porém, quando o assunto é gripe, alguns alimentos têm propriedades que dão uma forcinha extra na prevenção e até tratamento da doença.
Confira a lista abaixo com algumas receitas de Carlos Alves Soares, professor de Cultivo de Plantas Medicinais e autor do livro “Verduras e Legumes que curam” (Editora Vozes, 2013). Não esqueça de sempre consultar seu médico, combinado? (Ao clicar nas fotos, você será direcionado para o site da Hortie e pode inseri-los em seu carrinho de compras!)
Alho
Alho-Hortie
O alho auxilia na eliminação de toxinas intestinais e no tratamento da tuberculose, reumatismo e cálculo renal, além de estimular as defesas orgânicas. Para quem, infelizmente, já contraiu o vírus da gripe, há uma receita simples de ser feita e que auxilia na cura dessa doença: basta bater no liquidificador o suco de um limão com um alho médio e uma xícara de chá de mel. A recomendação é tomar duas colheres de sopa, de três a quatro vezes ao dia até curar.
Beterraba
Beterraba-Hortie
A beterraba já é muito conhecida por prevenir a anemia, mas você sabia que ela também auxilia na prevenção da gripe? Soares nos passa mais uma receita, dessa vez com o foco na prevenção da doença: ralar uma beterrava e colocar em uma vasilha de vidro junto do sumo de um limão. Comer uma a duas colheres de sopa da salada, antes das principais refeições, nos primeiros sinais de gripe.
Cebola
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Essa queridinha da cozinha, além de auxiliar no tratamento da diabete e ajudar a reduzir os níveis de colesterol nocivo, também auxilia o organismo na defesa contra infecções. A receita da vez é simples: amassar bem, em um pilão de louça, uma cebola média e duas colheres de sopa de açúcar. Deixar a mistura descansar por dois dias em um recipiente coberto e então peneirar a mistura. Acrescente uma colher de sopa de mel e misture bem. Tome uma colher de sobremesa, duas a três vezes ao dia até a gripe passar.
Batata doce
Batata-doce-Hortie
Segundo uma publicação do HuffPost Brasil, as batatas doce, cozidas no microondas ou assadas no forno, são excelentes para quem está se sentindo doente. Elas são uma ótima fonte de betacaroteno, que o corpo transforma em vitamina A – um nutriente essencial para um sistema imunológico sadio, segundo o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos.
Fontes: Hortie com informações do Ministério da Saúde (https://goo.gl/hgibDS); receitas de Carlos Alves Soares (“Verduras e Legumes que curam”; Editora Vozes, 2013); e HuffPost Brasil https://www.huffpostbrasil.com/2018/02/16/as-melhores-comidas-e-bebidas-para-combater-a-gripe_a_23363506/

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