Dia da Ressaca: 28 de Fevereiro

Nenhum comentário

Um dia dedicado àqueles que exageram no álcool e precisam desintoxicar o organismo! Sim, temos o dia da ressaca no país da caipirinha. E não é difícil sentir-se inchado, com dores de cabeça ou nauseado.  A ressaca é uma resposta do organismo humano, que alerta quando o corpo está intoxicado.

Ainda que você seja praticante de atividade física e tenha uma alimentação regular, é normal sair da linha as vezes. O abuso de bebidas alcoólicas, atrelado a comidas fritas ou ricas em gordura, deixam o corpo desidratado e desajustado (com relação às proteínas e outras funções). Náuseas, sensibilidade à luz, dor de cabeça, dores musculares, diarreia e diminuição de habilidades de motoras são os sintomas mais comuns causados por essas mudanças na química do corpo provocadas pelo excesso de álcool no organismo.

Quer anotar umas dicas para evitar essa sensação super desagradável?

  1. Beba MUITA água! 
  2. Suco de frutas: Beba um copo de suco de maçã ou cranberry para melhorar o processo de recuperação. A frutose dos sucos de frutas dá ao corpo energia instantânea, e pode até mesmo ajudar a aumentar o metabolismo para se livrar das toxinas do álcool. Sucos também contém vitaminas e água em abundância para a reidratação. 
  3. Smoothie de bananas, kiwi e espinafre: Alimentos ricos em potássio e vitamina B6, importantes para reabastecer o corpo de eletrólitos que também são perdidos pelo efeito diurético do álcool. Acordou sem apetite? Prepare um smoothie com iogurte e esses ingredientes e combata a ressaca com uma vitamina verde, deliciosa e nutritiva. 
  4. Ovos: Os ovos são repletos de aminoácidos, como a cisteína e a taurina. A taurina aumenta a função do fígado e a cisteína ajuda a diminuir os sintomas (enjoo, mal estar e dor de cabeça) causados pela decomposição do etanol que o fígado precisa fazer. 
  5. Tomates: Os tomates contêm licopeno, um antioxidante que reduz a inflamação no corpo. Também têm frutose e vitamina C, que ajudam o fígado a digerir o álcool. Um suco de tomate pode ser a escolha perfeita para melhorar a sensação da ressaca matinal.(Fontes: Fábio Bicalho (SP), nutricionista, Euclésio Bragança (SP) e Universidade da Califórnia) – site: https://www.ativo.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s